top of page

MAMOGRAFIA

A mamografia é a melhor técnica radiográfica para diagnosticar câncer de mama em mulheres acima de 35 anos. Trata-se de uma radiografia detalhada do tórax capaz de detectar anomalias até mesmo antes que se perceba a existência de algum indício de anomalias que possam ser um sinal precoce do câncer de mama até 2 anos antes que a paciente ou o médico sejam capazes de percebê-las pelo tato.

 

  A maioria dos médicos solicita a mamografia para poder detectar algum problema na mama enquanto ainda há possibilidade de cura. A necessidade de uma mamografia depende dos sintomas, da idade e da história médica da paciente. 

 

Nos últimos anos, ocorreram muitos avanços na mamografia. Com a utilização dos modernos aparelhos de alta resolução, a dose de radiação é muito pequena e não causa prejuízo à saúde. 

 

APOSTILAS DO INCA:

PRA SABER MAIS:

DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

 

Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença. 

Esse grupo deve ser acompanhado por médico a partir dos 35 anos. É o profissional de saúde quem vai decidir quais exames a paciente deverá fazer. Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama. 

Mulheres que se encaixem nesses perfis também devem buscar orientação médica. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia. 

Lei 11.664, de 2008
Ao estabelecer que todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos, a Lei 11.664/2008 que entrou em vigor em 29 de abril de 2009 reafirma o que já é estabelecido pelos princípios do Sistema Único de Saúde. Embora tenha suscitado interpretações divergentes, o texto não altera as recomendações de faixa etária para rastreamento de mulheres saudáveis: dos 50 aos 69 anos.

 

Fonte:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/deteccao_precoce+

PRA SABER  MAIS

SOBRE PREVENÇÃO

E AUTOEXAME:

VEJA TAMBÉM:

EXCELENTE TRABALHO DE AUTORIA

DA PROFESSORA KAROLINE RIZZON:

EXCELENTE APRESENTAÇÃO DO 

INSTITUTO ONCOGUIA:

EXCELENTE TRABALHO DE AUTORIA

DA PROFESSORA ESPE. NATÁLIA FICAGNA:

A EXPERIÊNCIA DE CURITIBA E A PARCERIA COM O INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER:

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:


O site O RAIO X DA QUESTÃO segue a Lei 9.610/98 que trata dos direitos autorais no Brasil. 

Não vendemos e não compartilhamos material protegido por lei sem a autorização expressa de seus proprietários.

Todas as apostilas e textos disponíveis aqui tem a devida autorização de seus autores, sendo os mesmo responsáveis pelo seu conteúdo.

As informações contidas neste site estão disponível com objetivo estritamente informativa e  educacional.

O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do site O RAIO X DA QUESTÃO  não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores,

assim como com a publicidade veiculada no site.

bottom of page