Mitos e Verdades sobre a Mamografia
Você deve ter milhões de desculpas para não fazer a mamografia anual, mas suas razões podem não ser tão boas quanto pensa.
-
O CÂNCER DE MAMA NÃO ACOMETEU NENHUM MEMBRO DE MINHA FAMÍLIA, POR ISSO NÃO CORRO RISCO.
É verdade que se o câncer de mama acomete sua família, você tem maior risco de ter a doença, principalmente se sua mãe ou irmã já tiveram. Mas, a maioria das mulheres que tem câncer de mama (85%) não tem histórico familiar da doença. Portanto, faça o rastreamento mamográfico de qualquer maneira.
-
EU SOU MUITO JOVEM.
O câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres a partir dos 55 anos de idade, mas, também pode acometer mulheres jovens. O rastreamento mamográfico consiste em realizar mamografia anual para mulheres com 40 anos ou mais. A partir dos 70 anos, a frequência dependerá do critério médico. Para mulheres com risco aumentado, a mamografia deve ser anual a partir dos 35 anos de idade. No Brasil mulheres a partir dos 40 anos de idade, têm amparo na Lei 11664/08 para solicitar que seja feita mamografia de rastreamento, apesar da falta de recomendação formal pelo Ministério da Saúde.
-
A RADIAÇÃO É MUITO ARRISCADA.
A mamografia utiliza raios X para formar a imagem da mama e é utilizada para o rastreamento do câncer de mama. Como o tecido da mama é difícil de ser examinado com o uso de radiação penetrante, devido às pequenas diferenças de densidade e textura de seus componentes como o tecido adiposo e fibroglandular, a mamografia possibilita somente suspeitar e não diagnosticar um tumor maligno. A imagem é obtida com o uso de um feixe de raios X de baixa energia, após a mama ser comprimida entre duas placas. O risco associado à exposição à radiação é mínimo, principalmente quando comparado com o benefício obtido.
-
EU TENHO MEDO DO QUE PODE SER ENCONTRADO
Não tire conclusões precipitadas. Lembre-se, 80% dos nódulos encontrados tendem a ser benignos. A mamografia também não altera nada, apenas mostra com precisão o que já está lá. Se com a mamografia é encontrada alguma alteração não seria melhor saber mais cedo do que tarde se é uma doença maligna?
-
É UM EXAME MUITO CARO
Não. Toda paciente atendida pelo SUS não paga nada para a realização da mamografia. Todos os convênios e seguros de saúde cobrem o custo do exame.
-
É MUITO DOLOROSA
A mamografia é um exame muito rápido, pode provocar em algumas mulheres, dependendo da sensibilidade individual, dor que é tolerável, o desconforto provocado pelo exame é breve. O que pode ajudar:
-
Agende seus exames quando suas mamas estiverem menos sensíveis, ou seja, não agende antes da menstruação.
-
Tome um analgésico antes do exame para aliviar a dor.
-
Deixe que a técnica saiba que você pode estar sensível. Ela poderá assim ser capaz de tornar o exame menos doloroso oferecendo uma experiência positiva.
-
EU NÃO TENHO NÓDULOS NAS MAMAS
Isso é bom, mas mamografias podem encontrar pequenos tumores com tamanho de 1 milímetro até 3 anos antes de você poder senti-los. Os tumores pequenos, em estágio inicial são tratáveis e o diagnóstico precoce tem chance de até 95% de cura.
-
EU SOU UMA PESSOA MUITO OCUPADA
Reserve um tempo. Uma mamografia dura entre 15 - 30 minutos, e é parte de seus exames de rotina. É muito mais demorado se você ficar doente.
-
MEUS SEIOS SÃO MUITO DENSOS
A mamografia pode não ser tão eficaz na detecção de nódulos ou lesões cancerosas em mamas densas, mas também não é inútil. Se sua mamografia não está clara em função das mamas densas, poderá ser feito um segundo exame de imagem, por exemplo, ultrassom ou ressonância magnética.
-
EU ME ALIMENTO BEM E ME EXERCITO REGULARMENTE, LOGO NÃO CORRO RISCOS.
Dieta equilibrada e prática de exercícios para manter uma vida saudável podem diminuir o risco de um câncer de mama, mas não o elimina completamente, por conta disso é muito importante a realização da mamografia a partir dos 40 anos, cuide de sua saúde, cuide de suas mamas.



HOMENS TAMBÉM SÃO ALVOS DE CÂNCER DE MAMA!

HOMENS TAMBÉM SÃO ALVOS DE CÂNCER DE MAMA!



CAMPANHA PUBLICITÁRIA MOSTRA SUPER-HEROÍNAS NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA!
Nem as Super Heroínas estão imunes ao câncer de mama: é essa a mensagem da campanha de saúde desenvolvida pela agência DDB Maputo, de Moçambique, as quatro imagens abaixo compõem uma campanha para promover o autoexame. Super-heroínas como a Mulher Maravilha mostram que, apesar dos super poderes, também não estão imunes ao câncer de mama.
Com ilustrações de Maisa Chaves, a campanha traz ainda Mulher-Gato, Mulher-Hulk e Tempestade (X-Men) na luta contra o problema. Sensacional!








Em 2013 o Hospital A.C.Camargo também laçou uma campanha contra o câncer de mama com super-heroínas.
Parabéns ao Hospital A.C.Camargo, campanhas como esta são fundamentais pois atingem várias faixas etárias com uma linguagem acessivel!
Confira as imagens abaixo e ao lado o link da página oficial do hospital:







Outra grande campanha foi idealizada pela Marvel Comics em 2012!
A gigante dos quadrinhos lançou algumas de suas principais HQs com capas em tons de cor de rosa, fazendo referência à causa e em apoio à fundação Susan G. Komen for the Cure, que luta contra esse tipo de câncer.
Heróis como Homem de Ferro, Viúva Negra, Thor, Capitão América, Wolverine e muitos outros ganharam versões de uniformes cor de rosa e os elementos da capa seguiram os mesmos tons, também acompanhados de uma tarja informando a parceria com a fundação na luta contra o câncer de mama. No interior das HQs houve também uma página especial com informações sobre o assunto!












Sobre a ação, Dan Buckley, editor e presidente das divisões de animação, impressão e digital da Marvel,
declarou:
"A Marvel se orgulha da parceria com a fundação Susan G. Komen for the Cure e não mediu esforços para apoiar os suas ações sem precedentes em aumentar a conscientização sobre o risco de câncer de mama para mulheres e homens. Nós estamos em uma posição única para educar todos os nossos fãs e aumentar a conscientização das maneiras de combater e reduzir o risco dessa doença através da utilização de nossos quadrinhos e nossa presença online."
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
O site O RAIO X DA QUESTÃO segue a Lei 9.610/98 que trata dos direitos autorais no Brasil.
Não vendemos e não compartilhamos material protegido por lei sem a autorização expressa de seus proprietários.
Todas as apostilas e textos disponíveis aqui tem a devida autorização de seus autores, sendo os mesmo responsáveis pelo seu conteúdo.
As informações contidas neste site estão disponível com objetivo estritamente informativa e educacional.
O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do site O RAIO X DA QUESTÃO não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores,
assim como com a publicidade veiculada no site.